Sexta Aula – 23/09/2015

xx

Tivemos a complementação das apresentações dos trabalhos e uma breve revisão dos temas abordados, até então.  O propósito era revisar esses temas para consolidarmos o conteúdo objetivando a elaboração de futuras aulas de estágio.

Os temas abordados foram: Seasons Of Year (Estações do ano), My body (Meu Corpo), Plural of Nouns (Plural dos Substantivos)

Utilizou-se uma metodologia participativa na avaliação das apresentações. Consistia na formação de um grupo avaliador composto por um representante de cada trio que ainda iria se apresentar. Deste modo, todos apresentariam seus trabalhos e em algum momento estariam, também, avaliando os colegas.

Utilizou-se um barema, abaixo reproduzido, para apuração dos resultados

Ótimo Muito    bom Bom Regular Insuficiente
Criatividade
Organização
Elementos/Recursos
Interação c/ turma
Domínio/Conteúdo
Uso de Inglês

 

Quinta Aula – 16/09/2015

xx

Após este primeiro contato com as metodologias e as técnicas de abordagem, a turma foi dividida em trios e foram sorteados alguns métodos e approaches para serem apresentados nesta aula. Meu grupo ficou composto por mim, Tales Diógenes, Julimaura Queiroz e Edilene Cruz. O tema que nos coube foi o método Gramatica e Tradução.

Fizemos uma exposição sintética, explicando que é uma metodologia que valoriza o texto, as regras gramaticais e a tradução. Dá pouco enfoque as questões fonéticas e de audição. Esse método ficou fora de moda nos anos 80, porém, no decorrer de nosso estudos, percebemos que é um método que está vivo e, ainda hoje, é muito usado em combinação com outras técnicas e metodologias, sendo usado de forma complementar.

 

Quarta Aula – 09/09/2015

xx

Chegou a vez do estudo dos Métodos (Methods) e Abordagens (Approaches) da língua inglesa. São recursos técnicos/didáticos que se aplicam as mais variadas situações de ensino-aprendizagem. Entre métodos e técnicas de abordagem somam-se mais de trinta variedades. Contudo, é importante salientar que não existe um método melhor ou mais atual. Cada contexto requer uma técnica de abordagem específica, previamente estudada e planejada.

Apenas para ilustrar, podemos citar o método Gramatical-Tradução, que é um dos mais antigos, e que é muito usado em combinação com outros métodos e abordagens mais recentes. Portanto, o bom professor procura se valer das múltiplas possibilidades de trabalhar o conteúdo, adequando aos propósitos dos alunos, objetivando a aprendizagem.

Apenas para ilustrar, ainda existem outros métodos e abordagens, a exemplo de: o direto, o silencioso, o Reading approach, o participatory approach (Paulo Freire), a abordagem natural, a suggestopedia, o audiolingual, dentre outros.

 

Terceira Aula – 02/09/2015

Esta foi uma aula voltada para Planejamento.

Planejar uma aula é básico, por mais que o professor domine o assunto. Estabelecer um roteiro de aula, com objetivos a serem alcançados e metodologia a ser aborda é necessário para que a aula atenda seus propósitos.

Entretanto, deve se buscar um ajuste do planejamento com os recursos matérias e didáticos disponíveis na instituição de ensino, e, caso ocorra algum imprevisto, deve se ter um plano B pronto para ser posto em prática, de modo que a aula não fique descoberta de planejamento.

É importante observar que este planejamento deve estar em sintonia com o Projeto Pedagógico e a Missão da escola.

planning-28192287